sexta-feira, 13 de maio de 2011

Beatriz na Cadeirinha do Pensamento

A Beatriz é uma menina calma, não é de inventar brincadeiras malucas e perigosas e na maioria das vezes é "obediente". É meio manhosinha, mas não é de fazer pirraças. As vezes queria que ela fosse mais "pestinha", mas sei que o comportamento dela é reflexo do que o pai dela e eu somos e do que passamos pra ela. O "problema" é que na maioria das vezes eu sou uma pessoa muito "passiva", apaziguadora e tal, mas em alguns momentos gostaria de ser mais "rebelde".

Todos os dias pergunto como foi na escola, se ela lanchou tudo, do que brincou, quais atividades fez... Há dias que ela conta e outros em que está sem paciência e responde: Foi bom na escola hoje. E só!

Ontem à noite, estávamos conversando e ela:

- Mãe hoje eu fiquei na *cadeilinha do pensamento.

*Quem já viu Super Nany sabe que é o lugar em que a criança fica sentadinha e sozinha por um tempo pra poder pensar nas asneiras que fez.

Quando ela disse "cadeilinha do pensamento" eu disse: "Ahn???? Vc fiou na cadeirinha do pensamento, filha? Por quê?". Na verdade eu achei engraçado, porque ela sempre conta dos amigos que ficaram na cadeirinha e ela nunca tinha ficado.

Aí ela me explicou:

- Mãe eu tava sentada na cadeila amalela, aí eu levantei lapidinho e a M. sentou. Aí eu falei: Dá licença da minha cadeila que eu que tava sentada. Aí ela falou que não e a gente ficou "bligando" e resmungando por causa da cadeila amalela. Aí a Tia B. falou: Beatliz senta na cadeila verde e M. senta na cadeila rosa! E quem ficou na cadeila amalela foi o G."

É sério, eu achei engraçado. A Beatriz não é briguenta, nunca foi de morder, nem de agredir outras crianças, não é de responder os mais velhos. Como já disse, as vezes ela faz uma pirracinha, mas é mais manhosa, é mais de chorar para conseguir o que quer (e isso derrete meu coração). Então eu achei engraçado ela ter ficado de "castigo", porque pelo que ela me contou, ela estava "brigando" (discutindo, não houve agressão física nem da parte dela nem da M.) por algo que ela achava que era direito dela, estava tomando uma atitude!

Não que eu queira que ela desobedeça a professora (isso eu NÃO quero mesmo!) e fique de castigo, mas acho que ela deve sim lutar pelo que ela acha que é direito dela. E eu confio no julgamento da professora. Até porque eu acho que na verdade, nenhuma das duas ficou na cadeirinha do pensamento, porque ela falou que podia levantar, e na cadeirinha do pensamento tem que ficar sentadinha por um tempo pensando na bobagem que fez. Acho que a professora simplesmente colocou uma em cada cadeira de cor diferente para acabar a discussão.

No fim da conversa comigo ela ainda falou em tom de lamento (ninguém gosta de ser chamado à atenção né? Porque pra mim foi "engraçado", mas pra ela foi reprimenda):

- Pôxa mãe foi a plimeila vez que eu fiquei na cadeilinha...

Tão "transgressora e rebelde" essa minha filha. ;)

Um comentário:

  1. :)
    Doçura!
    É por isso que sou fã da Beatriz.
    Só estava reivindicando seus direitos...

    A Juju está bem. Fizemos o exame e o número de plaquetas deu normal. Obrigada pelo carinho de sempre.

    Beijooo***

    ResponderExcluir