quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ela já Sabe Escrever (mais ou menos)

Eu não me canso de dizer à Beatriz que ela é muito inteligente: ela é leonina e adora um elogio, eu sou coruja e adoro elogiá-la e no final, ela é inteligente mesmo!!! ;)

Ela anda com muita vontade de aprender a escrever, eu não sou do tipo que pega a mãozinha dela e fica passando por cima de letras, ela só tem 3 anos e tem muuuuuuuiiiiiiito tempo para aprender a escrever. Sou "simpatizante" do construtivismo e acho bonita a forma como as crianças constroem o conhecimento. Cabendo aqui um "pequeno" parêntesis para dizer que no outro dia fiquei bem "brava" por ter tomado uma bronca da professora, porque estava ajudando a Beatriz a fazer o dever de casa, leia-se: fazendo alguns desenhos e recortando e colando para ela. Disse para a professora que eu NUNCA fiz isso, afinal dá para perceber nitidamente quando a Beatriz faz o dever de casa comigo e quando faz com o pai ou com a avó I. Eu deixo a Beatriz recortar meio torto, lambuzar tudo de cola e fazer os desenhos e rabiscos (porque tem dia que ela está de má vontade e aí já viu, né?) que ela quiser. Já o pai uma vez desenhou um papagaio (gente... um Papagaio) no dever de casa e recortava as figuras pra ela, a avó também! A professora chamou a minha atenção num tom de brincadeira e tudo, eu também respondi num tom de brincadeira, mas na verdade fiquei chateada pelo fato de alguma forma parecer que eu estava querendo enganá-la, sendo que eu sou contra isso de fazer as coisas pela Beatriz, até porque ela é uma criança e faz parte "errar" pra acertar (pra todos nós é assim)! No mesmo dia, quando fui buscá-la com a avó, chamei a professora e disse pra ela "brigar" com a avó e no dia seguinte, fiz a mesma coisa com o M.. Parece uma coisa pequena e boba, mas acho que, nesse caso, fazer o dever de casa pra ela é uma forma até "inocente" de mostrá-la que ela pode burlar algumas obrigações e não gosto disso. Sei que eles fizeram com inocência, só com o intuito de ajudá-la mesmo, mas estava errado e ponto!

Bem voltando ao assunto da escrita, ela adora fazer várias bolinhas e dizer que ali está escrito alguma coisa, e eu babo e acho Lindo! Mas ontem ela falou:

- Mãe, eu sei esclever a letla "P".

Eu: - Então faz pra mamãe ver (já imaginando bolinhas...)

Olhei para o papel e não é que ela tinha "desenhado" um "P" direitinho? Pedi pra ela escrever de novo, e ficou igualzinho! Depois ela falou que sabia "esclever" o "B" também. E escreveu: Um pauzinho e um círculo em cima e depois outro círculo embaixo, não ficou tão perfeito quanto o "P", mas era um "B"! Aí continuamos brincando, ela escreveu uma frase cheia de bolinhas e disse:

- Agola assina aqui mãe. Vou fazê um xis pla você assiná!

E fez um "X" mesmo! Direitinho! Ela não gostou muito da minha assinatura, disse que estava errada e talz, aí fez outro "X" pra eu poder assinar de novo. Porque ela SABE escrever, quem não sabe sou eu. Ah minha leonina...

2 comentários:

  1. Que fofuraaaaaaaa!
    Mega inteligente.
    Beth, penso como você. Eles vão acertando, errando e se aperfeiçoando.
    Bronca no pai e na vó :)
    Aninha ama quando tem dever de casa (assunto para um post).
    Beijos***

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo, temos que deixá-las descobrir pela sua própria vontade e deixá-las errar o que foi preciso!
    A minha Tiz tb anda numa de escrever o nome e explorar as letras!

    beijos***

    ResponderExcluir